Sinusite

Mudanças de clima, poluição do ar, viroses são situações que desencadeiam a sinusite. Isso torna muito comum as pessoas chegarem ao consultório médico com o diagnóstico pronto. “Doutor, tenho sinusite!” E não compreendem que podem estar utilizando o termo de forma errada.

Trata-se de uma inflamação na mucosa dos seios nasais, mais especificamente em nossa face, onde existem espaços de ar no nosso crânio. Estes espaços vazios estão localizados na região entre as sobrancelhas, atrás das orelhas e abaixo dos olhos.

Dores de cabeça constantes são indicativos de sinusite

Chamamos de sinusite aguda a inflamação nos seios nasais que ocorre depois de uma gripe prolongada. Assim, ocasionando tosse persistente noturna, congestão nasal por mais de 10 dias, secreção nasal amarelada ou esverdeada, pressão na face, dores de cabeça, perda de apetite, cansaço e outros sintomas, acontecem depois de uma complicação no quadro de gripe. Nossa própria imunidade auxilia na limpeza dessa secreção que se forma nos espaços vazios e a sinusite melhora.

Quando a inflamação é causada por bactérias, o médico prescreve a utilização de antibióticos para ajudar o sistema imunológico na limpeza dos seios nasais e também diminuir os sintomas da sinusite.

Porém, em outros casos, a sinusite pode se tornar crônica, sendo necessário realizar alguns exames para que o diagnóstico seja encontrado.

Geralmente as pessoas confundem sinusite com rinite. Vale lembrar que os sintomas de rinite são contínuos e podem estar associados a outras alergias, como por exemplo a asma. Dessa forma, a sinusite se caracteriza por ocorrências que se resolvem em alguns dias.

Fique atento:

Quatro ou mais episódios em um ano devem servir de alerta!

Seu sistema imunológico pode não estar funcionando corretamente e isso pode se tornar um problema real de imunidade, como os Erros Inatos da Imunidade.

Caso tenha se identificado com algum destes sintomas não hesite em procurar um médico que vai te ajudar com um diagnóstico.