Urticária Aguda e Urticária Crônica Espontânea

Em algum momento de sua vida você sofreu com urticária ou conhece alguém que tenha sofrido? Estudos comprovam que 30% das pessoas já tiveram ou terão a alergia popularmente chamada de “vergão” ou “alergia da pele”.

Essa irritação na pele caracteriza-se por lesões avermelhadas que coçam intensamente e mudam de lugar. As lesões surgem em qualquer área do corpo, são de tamanhos variados (pequenas e grandes), com desenhos e formas variadas. Elas podem estar associadas ou não a inchaço em algumas partes do corpo.

A maioria das pessoas não sabe, mas grande parte das urticárias são causadas por alguns tipos de vírus.

Geralmente ocorre de a irritação na pele surgir e permanecer apenas alguns dias, passando sozinha, sem riscos de evoluir para reações mais graves ou ter a necessidade da utilização de medicamentos.

Qual a diferença entre as urticárias?

Urticária Aguda

Frequentemente persiste por um período inferior a seis semanas. Suas causas estão associadas as alergias alimentares, a picadas de inseto, fatores ambientais como calor, sol, frio. Cada organismo reage de forma particular, por isso é importante manter o contato com o alergista para que as causas sejam avaliadas.

Urticária Crônica

Quando passa de seis semanas estas lesões são consideradas como urticária crônica e as causas devem ser bem investigadas com seu médico. Pois nestes casos a causa para essa alergia está intimamente ligada a desregulação do sistema imunológico e pode estar ligada a Urticária Crônica Espontânea.

Como sugere o nome, essa urticária é espontânea e surge sem identificação do fator de origem. Ao mesmo tempo, em que surge em pessoas de todas as idades, a Urticária Crônica Espontânea é mais comum em pacientes entre 20 e 40 anos, sendo as mulheres mais afetadas que os homens.

Os alimentos não costumam ser a causa dessa irritação na pele. O tratamento para essa urticária é feito com medicamentos e cujo efeito se manifesta de acordo com o organismo do paciente.

Quais os tipos de tratamento?

Em casos de urticárias agudas, deve ser afastada a causa da irritação. Quando os sintomas são leves, a urticária tende a desaparecer sozinha. Mas em alguns casos o alergista vai lhe prescrever alguns medicamentos para eliminar a coceira e as lesões. Entre eles estão anti-histamínicos e antialérgicos. De acordo com o médico o uso poderá ser contínuo.

Outras medicações também podem ser prescritas pelo alergista, como o omalizumabe e a ciclosporina. A doença não tem cura, mas o tratamento certo pode amenizar os sintomas garantindo uma vida normal aos pacientes.

Outros cuidados que auxiliam

• Compressas de água fria desincham os vergões

• Evitar o uso de roupas apertadas sobre a área afetada

• Banhos mornos/frios aliviam a coceira

• Afastar os agentes da reação alérgica

E quando possível tire fotos das áreas em que surgiram as urticárias. Dessa forma você auxilia o médico a lhe diagnosticar, pois na maioria das vezes a lesão já desapareceu no momento da consulta.

E não permaneça com dúvidas! Entre em contato e não hesite em perguntar.